"O presidente Trump acaba de assinar uma ordem executiva que põe fim ao programa de sanções contra a Síria para apoiar o caminho do país rumo à estabilidade e a paz. O secretário de Estado [Marco Rubio] avaliará se os critérios estabelecidos na seção 7431(a) da Lei César foram cumpridos e, com base nessa análise, poderá suspender total ou parcialmente a imposição das sanções previstas pela Lei César", revela o comunicado.
A Lei César de Proteção Civil da Síria foi assinada por Trump em 2019, durante seu primeiro mandato, e entrou em vigor em 17 de junho de 2020, com o objetivo de enfraquecer o governo de Bashar al-Assad, derrubado em dezembro passado após quase 25 anos no poder.
Trump também ordenou que Rubio modifique a designação da Síria como Estado patrocinador do terrorismo.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou anteriormente que os EUA manterão as sanções contra o ex-presidente Assad e seus aliados, acusados de violações de direitos humanos, tráfico de drogas, uso de armas químicas e vínculos com grupos terroristas.
Desde 6 de março, o Reino Unido já vinha suspendendo as sanções em etapas contra diversos órgãos e empresas sírias, incluindo o Banco Central da Síria, a companhia aérea Syrian Air, empresas do setor petrolífero e os principais serviços de inteligência.
Em meados de maio, os EUA também anunciaram medidas para aliviar as sanções impostas a Damasco, com base em uma ordem de Trump após se reunir com o presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa.
Em 16 de maio, a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, também declarou o fim de todas as sanções econômicas contra a Síria, com o objetivo de ajudar o povo "a reconstruir uma nova Síria, inclusiva e pacífica".
Queda do ex-presidente Bashar al-Assad
Em 8 de dezembro de 2024, forças da oposição armada síria tomaram a capital Damasco e proclamaram a queda do presidente Al-Assad, no poder desde 2000. A ação coroou a ofensiva iniciada em 27 de novembro daquele ano, a partir do noroeste do país.
Ahmed al-Sharaa foi nomeado no fim de janeiro presidente da Síria para o período de transição, após quase 14 anos de guerra civil.