Ciência e sociedade

Antiga cidade de mais de 3.000 anos no Peru é revelada pelos arqueólogos (VÍDEO)

Uma antiga cidade peruana, que era um próspero centro de comércio há mais de 3.000 anos, foi desvendada pelos arqueólogos.
Sputnik
Peñico está localizada na província de Huaura, ao norte da capital Lima, disse o Ministério da Cultura do país sul-americano à CNN.
No que foi a abertura oficial ao público, detalhes do local foram revelados na semana passada após oito anos de escavação e conservação.
Especialistas acreditam que Peñico, fundada por volta de 1800 a.C., serviu como um centro urbano estratégico, ligando as comunidades costeiras do vale de Supe com assentamentos no alto dos Andes e Amazônia. A cidade foi construída a 600 metros acima do nível do mar, detalha o comunicado do ministério.
"Este centro urbano desenvolveu-se seguindo a tradição cultural do Caral", disse em comunicado Ruth Shady, pesquisadora principal e diretora da Zona Arqueológica de Caral (ZAC), que está associada ao Ministério da Cultura do Peru.

"Devido à sua localização estratégica, ela conectava as cidades litorâneas e montanhosas de Supe e Huaura, bem como aqueles que viviam na região andino-amazônica e alta andina", acrescentou Shady.

Cerca de 18 estruturas foram identificadas em Peñico, diz o comunicado, incluindo edifícios públicos e unidades residenciais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar