Segundo o ministério, o povoado de Zelenaya Dolina foi libertado em resultado da ofensiva do agrupamento russo Zapad (Oeste). Observa-se que as forças russas libertaram cinco povoados na última semana.
Anteriormente, o especialista militar Andrei Marochko informou que os militares russos forçaram as formações das Forças Armadas da Ucrânia a recuar para a segunda e terceira linhas de defesa na área da aldeia de Zelenaya Dolina, na RPD.
Marochko enfatizou que a situação operacional e tática neste setor da frente também não está se desenvolvendo da melhor maneira para as tropas ucranianas.
O comunicado do ministério aponta que, na última semana, o agrupamento russo Tsentr (Centro) liquidou mais de 3.040 militares ucranianos, 16 veículos de combate blindados, incluindo dois veículos blindados HMMWV fabricados nos Estados Unidos, 53 carros e 25 peças de artilharia de campo.
Por sua vez, o agrupamento russo Sever (Norte) liquidou no mesmo período mais de 1.260 soldados do adversário, um tanque, 12 veículos de combate blindados, 52 carros, 29 peças de artilharia de campo, cinco estações de guerra eletrônica, 14 depósitos de munição e material bélico.
Na área de atuação do agrupamento de tropas russas Yug (Sul), o inimigo perdeu mais de 1080 combatentes, três tanques, quatro veículos de combate blindados, 23 carros, 23 peças de artilharia de campo, seis estações de guerra eletrônica e 17 depósitos de munição e material bélico.
As baixas das tropas adversárias na área do agrupamento russo Zapad (Oeste) foram de mais de 1.550 homens, seis veículos de combate blindados, 101 carros, 10 peças de artilharia de campo, 25 estações de guerra eletrônica e 29 depósitos de munição.
Destaca-se ainda que as forças ucranianas perderam na zona de atuação do agrupamento russo Vostok (Leste) mais de 1.400 militares, seis tanques, 16 veículos de combate blindados, 73 carros, oito peças de artilharia de campo e cinco estações de guerra eletrônica.
Vale acrescentar que na última semana o agrupamento russo Dniepre eliminou até 530 soldados ucranianos, dois veículos de combate blindados, 48 carros, 12 peças de artilharia de campo, 52 estações de guerra eletrônica, 33 depósitos de munição, combustível e material bélico.
Além disso, a defesa antiaérea russa derrubou, no mesmo período, 35 bombas aéreas guiadas, seis projéteis do sistema Himars e 1988 drones do inimigo.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
663 aeronaves;
283 helicópteros;
68.966 veículos aéreos não tripulados;
614 sistemas de mísseis antiaéreos;
24.188 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.576 lançadores múltiplos de foguetes;
27.251 artilharias de campo e morteiros;
37.990 unidades de veículos militares especiais.