"A lista de tarifas europeias no valor de 21 bilhões de euros já está pronta, e uma segunda pode ser adicionada a ela. Tenho a certeza de que serão feitos progressos. As tarifas fazem mal a todos, começando pelos EUA. Se a bolsa de valores cair, as pensões e poupanças dos americanos estarão em risco", disse ele em entrevista ao Messaggero.
De acordo com Tajani, a UE e os EUA poderiam chegar a um acordo de princípio, como o Reino Unido fez, e depois iniciar negociações técnicas sobre categorias comerciais individuais nos próximos meses.
"Nosso objetivo a longo prazo é zero tarifas. Mercado aberto entre o Canadá, EUA, México e a Europa", disse o chanceler italiano.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, havia declarado que os Estados Unidos introduziriam tarifas de 30% sobre produtos da União Europeia a partir de 1º de agosto, com as tarifas setoriais previamente impostas permanecendo em vigor. A carta acrescenta que se a UE quiser aumentar as suas tarifas sobre as mercadorias americanas, EUA acrescentarão "este valor" às suas tarifas de 30% sobre as mercadorias.