Trump voltou a atacar o BRICS durante um pronunciamento na Casa Branca. Além de prometer a taxação e acusar o grupo de diminuir o dólar, o republicano minimizou a força da cúpula realizada no Rio de Janeiro, dizendo que "ninguém compareceu".
O presidente dos Estados Unidos ainda cravou que o BRICS "não vai durar muito" e que, ao tomar conhecimento do grupo, "atacou com muita força".
"Se o BRICS se organizar de forma significativa, isso vai acabar muito rapidamente. […] Não podemos deixar que ninguém brinque com a gente, com o nosso dólar. Perder essa luta é como perder uma guerra."
No último dia da Cúpula do BRICS, em 7 de julho, o ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, reagiu a comentários desse gênero de Trump dizendo que o comportamento do norte-americano evidencia que o BRICS está ganhando força no cenário mundial.
"O BRICS está ganhando autoridade. Trump disse que haverá uma tarifa extra de 10% para quem apoiar o BRICS, ou seja, estamos no caminho certo!"