Panorama internacional

Vice-chanceler russo conta sobre desenvolvimento do BRICS e divulga verdadeiras razões da crise ucraniana

O BRICS se move para a transição para pagamentos em moedas nacionais devido à política agressiva do Ocidente, disse o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov.
Sputnik
Ryabkov destacou que a substituição do dólar não é discutida nos círculos do BRICS, e que a Rússia foi forçada a reduzir seus pagamentos em dólares devido a sanções de bloqueio.

"A opção necessária para nós é procurar alternativas na forma de tais mecanismos de pagamentos mútuos que sejam suficientemente resistentes a influências negativas externas e imunes a tais atividades externas", ressaltou o diplomata.

Segundo o vice-chanceler, a alternativa de transição para pagamentos em moedas nacionais é o caminho pelo qual os países estão se movendo dentro do BRICS.

BRICS está se tornando mais flexível

Panorama internacional
Trump ameaça novamente BRICS com tarifas e diz que grupo quer acabar com a 'dominância do dólar'
O diplomata adicionou que as organizações internacionais rígidas estão dando lugar a formatos flexíveis e em rápida mudança de diplomacia em rede.
Neste contexto, afirmou, os membros do BRICS não abandonam a Organização das Nações Unidas (ONU), mas vão reformá-la, mas, ao mesmo tempo, o bloco manterá sua atratividade como uma alternativa aos métodos obsoletos de interação interestatal.

"Estamos muito satisfeitos com a forma como a primeira onda de expansão ocorreu em termos de adaptação dos recém-chegados à mecânica do BRICS. Vamos ver agora como os países parceiros interagem", sublinhou.

Operação militar especial russa
Rússia destrói quase todos os tanques M1 Abrams de produção ocidental na Ucrânia, diz mídia

Expansão da OTAN e rejeição da implementação de acordos são as razões do confronto na Ucrânia

Ryabkov lembrou que as razões para os eventos atuais na Ucrânia estão relacionadas aos acontecimentos anteriores neste país, ao fracasso dos Acordos de Minsk devido às ações do Ocidente e de Kiev e à falha de todas as tentativas de encontrar outras soluções.
Neste contexto, continuou, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estava expandindo sua influência geopolítica e militar em direção à fronteira russa.
Assim, finalizou, a determinação da Rússia de alcançar os objetivos da operação militar especial, incluindo a mudança do núcleo da atual política de Kiev, que é profundamente antirrussa, permanece.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar