"Em Kiev, pessoas estão se reunindo para mais uma manifestação pacífica contra a polêmica Lei nº 12414 que limita os poderes dos órgãos anticorrupção", informou a publicação.
Na última terça-feira (22), o Parlamento ucraniano aprovou um projeto de lei que revoga a independência de dois órgãos anticorrupção: o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) e a Procuradoria Especializada Anticorrupção (SAP). Posteriormente, o projeto foi assinado por Vladimir Zelensky. Parte dos parlamentares ucranianos considerou a medida como uma tentativa de desmantelar as estruturas anticorrupção do país.
Segundo a imprensa local, a nova legislação provocou protestos em todo o território ucraniano.
Diante das manifestações em massa, Zelensky apresentou um novo projeto de lei ao parlamento para supostamente reforçar a independência do NABU e da SAP. Mais tarde, o presidente da Casa, Ruslan Stefanchuk, anunciou que o projeto será analisado já na próxima quinta-feira (31).
Stefanchuk ainda afirmou que proporá a aprovação em primeira e segunda leituras no mesmo dia e o envio imediato para assinatura presidencial.
Em meio à crise, os embaixadores dos países do G7 expressaram séria preocupação com a investigação do Serviço de Segurança da Ucrânia contra o NABU.