Operação militar especial russa

Exército russo liberta povoados de Boikovka e Belgyika na república de Donetsk, relata MD

As Forças Armadas da Rússia libertaram os povoados de Boikovka e Belgyika na República Popular de Donetsk (RPD), informou na segunda-feira (28) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
Vale ressaltar que Belgyika é um povoado situado na periferia sul de Krasnoarmeisk (Pokrovsk, na denominação ucraniana), perto da cidade de Schevchenko e do distrito de Parkovy.
A libertação de Boikovka é um avanço bastante significativo das forças russas, pois permite cortar ao Exército ucraniano a rodovia mais curta entre Krasnoarmeisk e a aglomeração Slavyansk-Kramatorsk.
Observa-se que as Forças Armadas da Rússia atingiram a infraestrutura de um aeródromo militar ucraniano, um depósito de munição e drones com uso das armas de longo alcance, inclusive com os mísseis hipersônicos Kinzhal e drones.
O comunicado do ministério informa que o agrupamento russo Tsentr (Centro) liquidou mais de 395 efetivos inimigos no último dia, um tanque, nove blindados, cinco carros e duas peças de artilharia de campo.
Operação militar especial russa
Ataque decisivo: militar russo destrói posição com lança-chamas sem dar chance ao inimigo
Por sua vez, o agrupamento russo Sever (Norte) eliminou mais de 165 soldados ucranianos, dois blindados, cinco carros, cinco peças de artilharia de campo e um depósito de munição.
As perdas adversárias na área de atuação do agrupamento russo Yug (Sul) totalizaram no último dia até 270 combatentes, um tanque, quatro carros, quatro peças de artilharia de campo, um depósito de munição e dois depósitos de material bélico.
O Exército ucraniano sofreu perdas de mais de 250 militantes, 18 carros, duas peças de artilharia de campo, quatro estações de guerra eletrônica e sete depósitos de munição como resultado das atividades do agrupamento russo Zapad (Oeste).
Já o agrupamento russo Vostok (Leste) liquidou mais de 205 militares ucranianos, dois blindados, sete carros, duas peças de artilharia de campo e um depósito de material bélico.
O agrupamento russo Dniepre eliminou mais de 55 efetivos do inimigo, seis estações de guerra eletrônica, um depósito de munição e dois depósitos de material bélico.
Além disso, a defesa antiaérea russa derrubou um projétil do sistema Himars e 203 drones ucranianos de asa fixa.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
664 aeronaves;
283 helicópteros;
73.153 veículos aéreos não tripulados;
624 sistemas de mísseis antiaéreos;
24.363 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.581 lançadores múltiplos de foguetes;
27.929 artilharias de campo e morteiros;
38.813 unidades de veículos militares especiais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar