Jabuticaba Sem Caroço

A corrida pela transição energética pode levar ao neocolonialismo climático?

"Em nome de combater a mudança climática, surgem políticas que aprofundam conflitos de terra, geram violações de direitos e intensificam o racismo ambiental."
Sputnik
É o que aponta a pesquisadora Fabrina Furtado no livro "Energia e neocolonialismo", primeiro volume da coleção "Politizando o clima: poder, territórios e resistências". No episódio de hoje, recebemos a especialista, que comenta casos de poluição sonora, privatização de áreas de pesca, exploração sexual de mulheres e perda de territórios inteiros como consequências da corrida pela transição energética. Para discutir os efeitos do neocolonialismo climático na área da justiça ambiental, Thaiana de Oliveira convida Luciana Bauer, advogada, ex-juíza, especialista em direito climático e autora do livro "A democracia indiferente". Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar