O Centro Brasil-Rússia está vinculado à Escola Innopraktika, uma iniciativa para o ensino da língua e da cultura russa. A proposta do espaço é que estudantes universitários e outros participantes possam não apenas se familiarizar com a cultura do país, mas também encontrar um ambiente favorável para expandir seus conhecimentos e seu desenvolvimento criativo.
De acordo com os presentes, a expectativa é também de intercâmbio entre estudantes russos e brasileiros a partir do projeto inaugurado na tarde desta quarta-feira.
"Rússia e Brasil estão agora aumentando a cooperação. Sempre fomos bons parceiros, agora estamos cooperando especialmente nas esferas econômica e política. […] Essa cooperação deve ser acompanhada por uma base de valores socioculturais, que é precisamente sobre a qual se constroem parcerias de longo prazo e o entendimento de um amigo cultural", ressaltou Popova à Sputnik a respeito da importância do intercâmbio entre os países.
O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou, por sua vez, o vasto conhecimento produzido pelos russos, desde a arte até a ciência. Ademais, ele salientou a oportunidade do intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Rússia a partir do Auditório Innopraktika.
"Essa oportunidade de estreitarmos as relações com a Rússia visa a um intercâmbio cultural, um intercâmbio social e um intercâmbio científico", disse.
"A interação desta juventude que estuda no UFRJ com a juventude universitária russa terá grandes contribuições nas relações entre o Brasil e a própria Rússia", acrescentou.
O acordo para a inauguração do Auditório Innopraktika no Rio de Janeiro foi assinado no fim do ano passado, na Universidade Estatal de Moscou Lomonosov, entre Aleksei Lebedev, diretor da Art-Podgotovka, uma organização sem fins lucrativos, e o reitor da UFRJ, Roberto Medronho.
Lebedev, que também esteve na inauguração, apontou semelhanças entre russos e brasileiros e afirmou que é comum encontrar uma linguagem que aproxime pessoas dos dois países.
Participaram também da cerimônia no Centro de Tecnologia da UFRJ a vice-reitora da universidade, Cassia Turci; o cônsul da Rússia no Rio de Janeiro, Aleksandr Korolev; o decano do Centro de Tecnologia, Walter Issamu Suemitsu e o superintendente substituto de relações internacionais da UFRJ, Adolfo Tanzi.