Panorama internacional

Modernização do arsenal nuclear é 'prioridade absoluta' para Washington, diz secretário

A modernização do arsenal nuclear dos Estados Unidos é a principal prioridade da atual administração da Casa Branca e um pilar da segurança nacional do país, afirmou o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, nesta quinta-feira (7).
Sputnik

"O trabalho realizado nas instalações hoje [...] enquanto modernizamos nosso arsenal nuclear agora, é uma prioridade absoluta deste governo, ou, repito, o ponto central desse esforço, desse esforço de segurança nacional", disse Wright em uma cerimônia de abertura no Laboratório Nacional de Savannah River.

O trabalho realizado no laboratório e em instalações semelhantes durante a Guerra Fria ajudou Washington a construir o arsenal nuclear dos EUA e, se não fosse por isso, o mundo "não teria a paz e a segurança que tivemos", disse o secretário.
"Na verdade, acredito que o trabalho nesta Instalação de Savannah River, no Laboratório Nacional, [será] mais crítico nos próximos dez anos, provavelmente, do que nunca, tanto na modernização do nosso arsenal nuclear quanto na liderança do nosso novo futuro energético", acrescentou.
Reino Unido pretende expandir seu arsenal nuclear com a compra de caças norte-americanos
No final de maio, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva que estipula o lançamento de projetos de construção para dez novos grandes reatores nucleares em cinco anos.
Trump também assinou várias outras ordens executivas com o objetivo de suspender restrições e simplificar regulamentações para revitalizar a indústria nuclear nos Estados Unidos, incluindo a reforma da Comissão Reguladora Nuclear e a aceleração do processo regulatório relacionado aos testes de reatores nucleares.
Uma das ordens executivas estipula o lançamento de um programa piloto com o objetivo de colocar três reatores nucleares experimentais em operação até 4 de julho de 2026.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar