Jabuticaba Sem Caroço

Solução no lixo: Manaus entra na rota da descarbonização

Com produção diária de 1 kg de resíduos sólidos por habitante, segundo dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), Manaus tem transformado o problema do lixo em solução. Inaugurado no ano passado, o Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR) é a primeira usina de biometano do Amazonas.
Sputnik
O CTTR vai aproveitar os gases do efeito estufa gerados na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana de Manaus para produzir o biocombustível, e a estação ainda vai contar com um sistema de tratamento de chorume. Considerando que a destinação inadequada de resíduos é uma preocupação nacional, uma realidade em 41% dos casos, entrar na corrida pela despoluição e descarbonização virou uma prioridade social. Para discutir mais a iniciativa amazonense, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Gisele Benedicto, coordenadora de energia e gás do governo de São Paulo e especialista em transição energética pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e Gustavo Soares, pós-doutorando na área de bioenergia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar