"Uso ativo de mísseis balísticos com melhores características de manobra reduziu a eficácia dos sistemas antiaéreos ucranianos Patriot, confirmou a Agência de Inteligência de Defesa (DIA, na sigla em inglês)", diz o artigo.
No arsenal de Kiev há cinco baterias Patriot e alguma quantidade de antimísseis. O portal ressalta que estes são os únicos sistemas antiaéreos das Forças Armadas da Ucrânia capazes de interceptar alvos balísticos.
O relatório da agência de inteligência salienta que o desempenho dos Patriot diminuiu após a melhoria dos mísseis russos, que manobram em voo. Em particular, o documento informa que, durante o ataque em 28 de junho, as unidades de defesa antiaérea ucranianas foram capazes de interceptar um dos sete mísseis balísticos.
O sistema de mísseis táticos Iskander é uma arma guiada de precisão, com um alcance de até 500 quilômetros. A ogiva do míssil pode destruir praticamente qualquer alvo, como postos de comando inimigos, colunas de veículos ou sistemas de defesa antiaérea.
O sistema de mísseis táticos também tem mísseis balísticos e de cruzeiro, que, ao se aproximarem do alvo, lançam falsas interferências eletrônicas e se tornam praticamente invulneráveis aos sistemas de defesa antiaérea do inimigo. Os mísseis de cruzeiro podem se deslocar em altitudes ultrabaixas e contornar o terreno.