Panorama internacional

Fome mata 1 pessoa a cada 6 horas em Gaza, apontam dados das Nações Unidas

Um informe produzido pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), enviado a autoridades de diferentes países, informa que uma pessoa morre de fome a cada seis horas em Gaza. Em números totais, 204 palestinos faleceram por causas ligadas à desnutrição desde julho, sendo 51 crianças.
Sputnik
Segundo o documento, publicado no Brasil pela coluna do jornalista Jamil Chade, no UOL, dados do Ministério da Saúde de Gaza mostram que entre outubro de 2023 e 20 de agosto de 2025, 269 palestinos morreram por falta de comida, incluindo 112 crianças.
Com o agravamento da escassez de comida na Faixa de Gaza nos últimos 50 dias, mais de 13 mil meninos e meninas deram entrada em hospitais da região no mês de julho, cerca de 7 mil crianças a mais do que em junho. Como comparação, em fevereiro foram registradas 2 mil admissões por esse motivo em unidades de saúde.

"A fome em Gaza está no pior nível desde outubro de 2023, e a quantidade de ajuda que entra na Faixa é insuficiente para atender à escala das necessidades", afirma o texto da OCHA.

Panorama internacional
Netanyahu prolonga deliberadamente a guerra em Gaza, diz assessor presidencial palestino
Embora a situação seja grave, existem apenas cinco centros para cuidados relacionados à desnutrição em Gaza. A UNICEF, agência das Nações Unidas focada no cuidado de crianças, alertou que a deterioração é severa.
Estima-se que 62,1 mil palestinos morreram em Gaza desde outubro de 2023, quando Israel iniciou as operações militares em retaliação ao Hamas. O número de palestinos feridos no mesmo período ultrapassa os 156 mil.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar