Panorama internacional

Apoio à monarquia no Reino Unido cai ao menor nível desde 1983, aponta centro de pesquisa

A proporção de cidadãos britânicos que consideram importante manter a monarquia atingiu o menor nível já registrado desde mais de 40 anos, enquanto cresce o número dos que defendem a sua abolição, informou o Centro Nacional de Pesquisa Social do Reino Unido (NatCen, na sigla em inglês).
Sputnik
"Quando a questão foi feita pela primeira vez, em 1983, mais de quatro em cada cinco (86%) pessoas no Reino Unido disseram que era 'muito’ ou 'bastante importante' manter a monarquia. Em 2024, cerca da metade (51%) compartilha essa visão, o nível mais baixo de apoio registrado desde que o NatCen começou a acompanhar a opinião pública", disse a organização.
Ao mesmo tempo, a ideia de abolir a monarquia vem ganhando força: 15% dos britânicos apoiam essa proposta, contra apenas 3% em 1983, acrescentou o centro.
Ainda assim, 58% da população preferem manter a atual estrutura, destacou o relatório, observando que o apoio é mais forte entre pessoas mais velhas e de direita, enquanto os que defendem um chefe de Estado eleito tendem a ser mais jovens e identificados com partidos e movimentos de esquerda.
Panorama internacional
Autoridades do Reino Unido vão abrigar migrantes em quartéis de antigas bases militares, diz mídia

Apoio ao governo em queda no Reino Unido

No último mês, o Partido Trabalhista, atualmente no poder com o primeiro-ministro Keir Starmer, atingiu em agosto o menor índice de apoio entre a população britânica, revelou uma pesquisa do instituto YouGov divulgada pela Sky News.
De acordo com o levantamento, somente 20% dos eleitores estariam dispostos a votar na legenda. Já o partido populista de direita Reform UK, que vem ganhando popularidade, lidera a pesquisa com 28% das intenções de voto, seguido pelos Conservadores, com 17%, e pelos Liberal-Democratas, com 16%. Ao todo, 2.439 pessoas participaram do estudo, realizado entre 25 e 26 de agosto.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar