Panorama internacional

Desenterram no Egito rara versão hieroglífica do famoso Decreto de Canopo da era Ptolomaica (FOTO)

Arqueólogos egípcios desenterraram uma rara versão hieroglífica do famoso Decreto de Canopo em Tell el-Pharaeen, marcando a descoberta mais significativa desse tipo em mais de um século e meio.
Sputnik
A primeira cópia completa do Decreto de Canopo da era ptolomaica encontrada em 150 anos foi descoberta no Egito. A última versão tinha sido descoberta em Kom el-Hisn, no delta ocidental do Nilo, em 1881, avança The History Blog.
A estela de arenito recentemente encontrada é única entre as sete cópias conhecidas do decreto do século III a.C. na medida em que está inscrita apenas em hieróglifos. O objeto mede 127,5 cm de altura, 83 cm de largura e cerca de 48 cm de espessura.

O topo arredondado da estela exibe a tradicional iconografia da realeza egípcia: um disco solar alado, ladeado por duas deusas em forma de cobra, cada uma ostentando as Coroas Branca e Vermelha que simbolizam o Alto e o Baixo Egito. Entre elas, está gravada a inscrição "Di-Ankh" — "vida dada" — evocando a proteção divina concedida ao soberano.

Promulgado em 238 a.C., o Decreto de Canopo é um documento trilíngue esculpido em pedra ou bronze em hieróglifos egípcios, escrita demótica e grego antigo.
O decreto concede a Ptolomeu e à rainha Berenice honrarias por seus generosos benefícios aos templos egípcios, pela devoção demonstrada aos deuses e pelo cuidado dedicado aos animais sagrados, mantidos às suas próprias expensas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar