Trump não especificou o local em que o bombardeio aconteceu, de onde a embarcação saiu ou para onde ela iria, mas destacou que o ataque foi realizado na área de atuação do Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM, na sigla em inglês) — ou seja, na região da América do Sul e Central.
"Sob minhas ordens, o Secretário de Guerra ordenou um ataque cinético letal a uma embarcação afiliada a uma Organização Terrorista Designada que conduz narcotráfico na área de responsabilidade do USSOUTHCOM."
Utilizando a Truth Social, Trump também disse que a inteligência confirmou que a embarcação traficava drogas ilícitas e transitava por uma conhecida passagem para traficantes internacionais.
"O ataque matou três narcoterroristas homens a bordo da embarcação, que estava em águas internacionais. Nenhum membro das Forças Armadas dos EUA foi ferido neste ataque."
A ação do Comando Sul dos EUA acontece quatro dias após um primeiro bombardeio a outra embarcação que também deixou três mortos, segundo Washington. Assim como no episódio de hoje, o barco também transportava supostos narcoterroristas.
O ataque de segunda-feira (15) foi alvo de críticas de presidentes da região, como Nicolás Maduro, da Venezuela, e Gustavo Petro, da Colômbia.