Mundioka

Imperialismo europeu destruindo histórias — parte 5, Oceania

Na quinta e última parte da série, o foco se volta para a Oceania, onde o avanço colonial britânico e francês impôs novas fronteiras, apagou culturas ancestrais e desestruturou modos de vida originários.
Sputnik
Povos como os aborígenes australianos e os maoris da Nova Zelândia enfrentaram não apenas a ocupação de terras, mas também a sistemática negação de suas línguas, crenças e histórias. Que narrativas foram silenciadas com a chegada dos colonizadores? Quais impactos sociais, culturais e espirituais ainda persistem? É possível reconstruir o que foi perdido?
Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Thayná Ribeiro, doutoranda da Escola de Guerra Naval (EGN) e pesquisadora do Núcleo da Avaliação da Conjuntura (NAC); e Pablo Victor Fontes Santos, professor colaborador do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da mesma instituição. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar