Local do vazamento no gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) - Sputnik Brasil

Ataques terroristas contra gasodutos Nord Stream

Nord Stream (1.224 km) e Nord Stream 2 (1.200 km) são gasodutos da Rússia para a Europa, que passam sob o mar Báltico, permitindo que o fornecimento de gás contorne os países de trânsito.
  • Cada gasoduto consiste em duas linhas com capacidade de 55 bilhões de metros cúbicos de gás por ano. A capacidade total do projeto de ambos os oleodutos é de 110 bilhões de metros cúbicos.
  • Investimento total do projeto: € 7,4 bilhões (R$ 44,4 bilhões).
Gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 - Sputnik Brasil
Gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2
Histórico da construção do gasoduto
  • Nord Stream: A construção começou em 2010, com entregas comerciais iniciadas em 2012. Forneceu suprimentos de gás confiáveis para a Europa por mais de 10 anos. As entregas foram interrompidas no final de agosto de 2022, quando a empresa de energia russa Gazprom identificou falhas. A empresa alemã Siemens estava pronta para reparar os problemas, mas isso foi impossível devido às sanções ocidentais.
  • Nord Stream 2: Concluído em setembro de 2021, preenchido com gás, mas não lançado devido à suspensão da certificação pela Alemanha.
Nord Stream (Corrente do Norte)  - Sputnik Brasil
Nord Stream (Corrente do Norte).
Navio de canalização Fortuna deixa o porto de Wismar para trabalhar na construção do Nord Stream 2 - Sputnik Brasil
Navio de canalização Fortuna deixa o porto de Wismar para trabalhar na construção do Nord Stream 2
Funcionários trabalham no local de construção do gasoduto Nord Stream 2 fora da cidade de Kingisepp, região de Leningrado, Rússia - Sputnik Brasil
Funcionários trabalham no local de construção do gasoduto Nord Stream 2 fora da cidade de Kingisepp, região de Leningrado, Rússia.
1.
Nord Stream (Corrente do Norte).
2.
Navio de canalização Fortuna deixa o porto de Wismar para trabalhar na construção do Nord Stream 2
3.
Funcionários trabalham no local de construção do gasoduto Nord Stream 2 fora da cidade de Kingisepp, região de Leningrado, Rússia.
Oposição do Ocidente ao Nord Stream
  • Em 2018, o ex-secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, se posicionou contra o projeto Nord Stream 2, argumentando que o gasoduto comprometeria a segurança energética da Europa. Ele acreditava que Moscou poderia usar a energia como uma ferramenta política. Segundo Tillerson, os EUA ajudariam a Europa (particularmente a Polônia) a diversificar as fontes de energia fornecendo gás liquefeito americano.
  • Antes das explosões em 2022, o ex-presidente estadunidense, Joe Biden, ameaçou bloquear as operações caso "tanques ou tropas russas cruzassem a fronteira da Ucrânia". O jornalista norte-americano Seymour Hersh relatou que Biden via os oleodutos como uma ferramenta que o presidente russo Vladimir Putin poderia usar para transformar o gás natural em arma.
  • O presidente dos EUA, Donald Trump, não apenas impôs sanções ao Nord Stream em 2019, mas também acusou Biden de aprovar o oleoduto russo para a Europa. Em uma entrevista com o jornalista norte-americano, Tucker Carlson, em 2024, Trump lembrou que foi ele quem, essencialmente, destruiu o oleoduto.
  • Ao contrário dos EUA, o governo alemão sob a ex-chanceler alemã Angela Merkel apoiou o projeto.
Capacete de um trabalhador no local de construção do gasoduto Nord Stream 2 - Sputnik Brasil
Capacete de um trabalhador no local de construção do gasoduto Nord Stream 2
Diversões: o que aconteceu em 2022
  • Em 26 de setembro de 2022, três dos quatro dutos dos gasodutos Nord Stream e Nord Stream 2 foram explodidos a uma profundidade de 80 metros no mar Báltico, com quatro vazamentos de gás descobertos.
  • O incidente ocorreu na zona econômica exclusiva da Dinamarca. Sismólogos suecos registraram duas explosões ao longo das rotas dos gasodutos.
  • As autoridades da Dinamarca, Suécia e Alemanha não descartaram um desvio intencional. As explosões causaram danos sem precedentes à infraestrutura que fornecia gás russo acessível para a Alemanha e outros países da Europa Ocidental por décadas.
  • Em 28 de setembro, o procurador-geral da Rússia iniciou um processo por ato de terrorismo internacional.
  • Em 30 de setembro, Vladimir Putin declarou que a explosão tinha como objetivo "destruir a infraestrutura energética europeia".
  • Os autores do ataque terrorista não foram identificados.
Confira mapa da área das explosões no Nord Stream - Sputnik Brasil
Confira mapa da área das explosões no Nord Stream.
Investigação do ataque terrorista – declarações oficiais e versões da mídia ocidental
  • Alemanha, Dinamarca e Suécia iniciaram investigações nacionais em outubro de 2022, excluindo a participação da Rússia. O serviço de segurança da Suécia confirmou um desvio intencional, encontrando vestígios de explosivos no local.
  • Moscou pediu repetidamente uma investigação internacional envolvendo a Rússia e solicitou acesso aos materiais. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia classificou a situação como uma farsa e fraude.
Em outubro de 2022, o jornal sueco Expressen publicou as primeiras imagens dos danos aos gasodutos Nord Stream. Um drone subaquático registrou danos significativos no gasoduto.
Vídeo do local da explosão no Nord Stream 1
  • Em 31 de outubro de 2022, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que a Gazprom recebeu permissão para inspecionar o local da explosão dos gasodutos Nord Stream. Segundo ele, duas crateras se formaram no local da explosão. Um trecho de 40 metros do tubo foi rasgado e dobrado em 90 graus. Ele sugeriu que seus fragmentos danificaram uma linha próxima do Nord Stream 2.
  • Em outubro de 2022, o Ministério da Defesa da Rússia declarou que representantes da Marinha britânica em Ochakov, na região de Nikolaev, Ucrânia, participaram do planejamento e execução das explosões nos gasodutos. O renomado empresário germano-finlandês e fundador do Megaupload, Kim Dotcom, afirmou que a ex-primeira-ministra britânica, Liz Truss, enviou uma mensagem de texto ao ex-secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, dizendo "Tudo feito" logo após a explosão. O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, afirmou que essa mensagem "confirma o envolvimento da Marinha britânica na explosão". Sergei Naryshkin, chefe do Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR, na sigla em russo), também mencionou que a Rússia tinha motivos indiretos para acreditar que essa mensagem se referia à explosão nos Nord Streams.
Localização do vazamento de gás no Nord Stream 2  - Sputnik Brasil
Localização do vazamento de gás no Nord Stream 2.
Nesta imagem fornecida pela Guarda Costeira sueca, o vazamento de gás no Mar Báltico do Nord Stream fotografado a partir da aeronave da Guarda Costeira  - Sputnik Brasil
Nesta imagem fornecida pela Guarda Costeira sueca, o vazamento de gás no Mar Báltico do Nord Stream fotografado a partir da aeronave da Guarda Costeira
Gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) após fuga de gás, 28 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil
Gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) após fuga de gás, 28 de setembro de 2022.
1.
Localização do vazamento de gás no Nord Stream 2.
2.
Nesta imagem fornecida pela Guarda Costeira sueca, o vazamento de gás no Mar Báltico do Nord Stream fotografado a partir da aeronave da Guarda Costeira
3.
Gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) após fuga de gás, 28 de setembro de 2022.
  • Em sua investigação de 2023, o jornalista norte-americano Seymour Hersh afirmou que a explosão foi uma operação da Marinha dos EUA, apoiada pela Noruega, autorizada pessoalmente por Joe Biden, com a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês) sob o comando de William Burns elaborando o plano de desvio. Segundo Hersh, a sabotagem foi realizada por mergulhadores sob a cobertura dos exercícios Baltops. As autoridades oficiais dos EUA e da Noruega descartaram essas alegações como sem sentido.
  • A partir de março de 2023, a mídia ocidental começou a promover ativamente a teoria da conexão ucraniana nos desvios. De acordo com investigações (The Wall Street Journal, The New York Times, Der Spiegel, ARD, Die Zeit), a operação foi preparada por um grupo de oficiais ucranianos. Foi sugerido que o iate Andromeda foi usado para a operação. Relatos afirmaram que o comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, supostamente deu sinal verde para o desvio, e o líder atual ucraniano Vladimir Zelensky não teria sido informado.
  • Em fevereiro de 2024, Suécia e Dinamarca encerraram suas investigações sem apresentar resultados públicos.
  • Em agosto de 2025, um cidadão ucraniano, Sergei Kuznetsov, foi preso na Itália. O escritório do promotor alemão considera-o o coordenador do grupo que colocou os dispositivos explosivos.
  • Em 16 de setembro de 2025, o tribunal de Bolonha (Itália) decidiu extraditar Kuznetsov para as autoridades alemãs. Em 25 de setembro, seu advogado recorreu da decisão de extradição para a Suprema Corte da Itália.
  • A Rússia considera insustentável a versão com conexão exclusivamente ucraniana nas explosões dos Nord Streams e responsabiliza diretamente os EUA e seus aliados, incluindo o Reino Unido, pelas explosões.
  • A Alemanha continua com sua investigação.
Putin sobre quem estava por trás dos ataques

Vladimir Putin, em uma entrevista com Tucker Carlson em fevereiro de 2024, explicou quem explodiu o gasoduto Nord Stream.

Tucker Carlson: "Quem explodiu o Nord Stream?"

Vladimir Putin: "Vocês, com certeza" (risos).

Tucker Carlson: "Eu estava ocupado naquele dia. Não explodi o Nord Stream. Mas obrigado."

Vladimir Putin: "Você pessoalmente pode ter um álibi, mas a CIA não tem esse álibi."

Quem explodiu o Nord Stream?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала