Notícias do Brasil

Luís Roberto Barroso dá a entender que pode deixar o STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso indicou, nesta segunda-feira (6), que os dias como membro da Corte podem estar próximos do fim, durante evento em Salvador (BA).
Sputnik
Membro do STF desde 2013, Barroso afirmou que está "terminando" a carreira e que "a vida é feita de muitos ciclos", conforme relato publicado no site da Carta Capital.

"Esse é um momento muito especial para mim, de muita alegria. Comecei a minha carreira no Supremo aqui e, de certa forma, estou terminando aqui. [...] a vida é feita de muitos ciclos. A gente deve saber a hora de entrar e a hora de sair."

Barroso deixou a presidência do STF no fim de setembro, dando lugar a Edson Fachin, deve buscar o distensionamento das relações políticas em torno da Corte e reduzir os questionamentos sobre sua atuação, argumentando que o STF deve se manter fiel à razão jurídica, sem se tornar protagonista da polarização política.
Notícias do Brasil
Moraes autoriza investigação de ameaças contra Dino por voto em julgamento de Bolsonaro
Com uma saída iminente de Barroso do quadro de ministros do STF, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ter que indicar um novo magistrado para a cadeira no Supremo. O favorito para assumir o assento é o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Se for reeleito em 2026, Lula também precisará escolher substitutos para Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux, que completariam 75 anos ao longo de um eventual quarto mandato do petista. Nomes como o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas e o controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, podem acabar ocupando estas cadeiras no STF.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar