Jabuticaba Sem Caroço

Por que jovens brasileiros estão mais vulneráveis ao AVC e ao infarto?

O Brasil viu um crescimento alarmante, de mais de 50%, nas internações por infarto e acidente vascular cerebral (AVC) entre 2013 e 2023, registrando mais de 115 mil casos no Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).
Sputnik
Mais de 76% tinham entre 30 e 39 anos, e 23% estavam na faixa dos 20 aos 29 anos. Além disso, a taxa de internação de pessoas com menos de 40 anos mais que dobrou. O cenário brasileiro é pior que a média global, com 18% dos AVCs atingindo jovens de 15 a 34 anos (contra 15% mundialmente). Para compreender por que o AVC está acometendo a parcela mais jovem da população, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa convidam Marcia Neiva, coordenadora do serviço de neurologia da Rede D'Or Brasília; Luiz Carlos Abreu, professor do Departamento de Educação Integrada em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e Luana Gatto, neurocirurgiã endovascular do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar