Segundo a mídia local, tropas já começaram a ser mobilizadas em vários pontos da metrópole, um dia após o presidente Donald Trump afirmar que o prefeito da cidade, Brandon Johnson, e o governador de Illinois, J.B. Pritzker, deveriam ser presos.
A decisão de enviar as tropas, conforme o presidente, se deve à falha em proteger os membros do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante as recentes operações que deixaram a comunidade migrante — documentada e indocumentada — em um estado de incerteza e descontentamento. Trump, inclusive, já tinha citado que enviaria as tropas para a cidade.
Dias antes, autoridades de Chicago e Illinois processaram o governo federal pelo envio de tropas, argumentando que a ação é "ilegal e perigosa" e "politicamente motivada" pela Casa Branca.
Washington, por sua vez, argumenta que o envio de tropas é necessário porque as autoridades locais se recusam a controlar os "distúrbios violentos e a ilegalidade" que prevalecem durante os protestos contra as políticas de imigração do governo.