O vídeo, com um pouco mais de um minuto e meio, mostra imagens de caravelas enfrentando tempestades e um mar agitado, cultuando a suposta valentia dos colonizadores por atravessar o oceano Atlântico.
"Colombo soube enfrentar o caos, desafiando a adversidade de terras desconhecidas após uma árdua e perigosa viagem marítima. Navegou por semanas, enfrentando violentas tempestades, a incerteza do desconhecido e o medo de seus próprios homens."
Em seguida, a publicação passa a explicar como agiam os povos originários da América, os quais supostamente viviam em guerra e praticavam rituais sangrentos.
"[Colombo] encontrou povos em guerra e costumes que incluíam rituais sangrentos, sinais de um mundo mergulhado na barbárie. [O navegador] estabeleceu as primeiras estruturas sociais e políticas fundadas no direito, na fé cristã e nos valores ocidentais, promovendo a ordem e lançando as bases para o progresso no Novo Mundo."
O vídeo continua com o tom enaltecedor aos europeus e afirma, então, que "a civilização prevaleceu sobre a selvageria, e a ordem sobre o caos", e conclui: "honremos este legado que foi construído com tanto esforço".
Neste domingo, a Argentina comemora o Dia do Respeito à Diversidade Cultural.