Operação militar especial russa

Coletes à prova de balas do futuro devem aumentar as capacidades dos combatentes russos, diz Rostec

O futuro da proteção individual dos soldados russos passa por equipamentos modulares, com componentes eletrônicos e sistemas que ampliem a capacidade física do combatente, disse o diretor-geral da fábrica Oktava, integrante da Rostec, Pavel Pavlenko, em entrevista à Sputnik.
Sputnik
De acordo com ele, a longo prazo, é evidente que a equipagem deve ser modular, incluir uma série de componentes eletrônicos e permitir o aumento da carga transportada pelo soldado por meio de dispositivos mecânicos ou eletromecânicos que ampliem suas capacidades físicas.
Segundo o executivo, a empresa vem testando novos materiais para reduzir o peso e melhorar a ergonomia dos coletes à prova de balas.

"Nosso foco está em diminuir o peso, ampliar a área de proteção e aprimorar as características balísticas e o conforto do equipamento", destacou.

Entre os materiais estudados, Pavlenko apontou o uso do polietileno de altíssimo peso molecular, de alta densidade, para a produção de placas monolíticas da classe de proteção Br4.
Operação militar especial russa
Soldados russos inovam na proteção de tanques contra drones inimigos com 'medusas', diz militar

"Isso permitirá reduzir ainda mais o peso do colete e garantir maior resistência das placas balísticas", explicou.

No âmbito desse desenvolvimento, a Oktava criou uma placa de alta durabilidade para o colete Obereg, modelo que vem sendo modernizado desde seu lançamento em 2023.
"A nova placa tem classe Br4, mas oferece resistência adicional contra munições como 5,45×39 mm, 5,56×45 mm e 7,62×54 mm. É uma proteção intermediária entre Br4 e Br5 — podemos chamá-la de Br4+", detalhou Pavlenko.
O colete Obereg ganhou versões adaptadas para diferentes funções: o modelo básico para tropas regulares, o Obereg-GR para equipes de desminagem humanitária, o Obereg-SN para uso discreto e o Obereg-INKASS voltado a agentes de transporte de valores e comunicações especiais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar