Panorama internacional

Mauro Vieira diz que reunião com Marco Rubio foi 'ótima' e que Lula e Trump se encontrarão em breve

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou, nesta quinta-feira (16), que a reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi "ótima". Segundo o chanceler, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se encontrar em breve.
Sputnik
Em um comunicado à imprensa, Vieira destrinchou a reunião com Rubio, que durou pouco mais de uma hora. Os 20 minutos iniciais, segundo o ministro, foi de uma conversa a sós com o secretário de Estados da Casa Branca, a qual foi "muito produtiva", marcada por praticidade e "atitude construtiva".
A química, já citada por Lula e Trump, foi mencionada por Vieira, afirmando que a diplomacia dos dois países trabalhará para pavimentar o caminho das relações comerciais entre Brasília e Washington. A expectativa é de que os presidentes se encontrem em alguma data no mês de novembro.
Notícias do Brasil
Eduardo Bolsonaro minimiza encontro entre Vieira e Rubio
O chanceler também destacou que o objetivo do Brasil nestes encontros com representantes dos Estados Unidos é reverter todas as medidas impostas pelo governo Trump nos últimos meses. Vieira não especificou se estas negociações se estenderão sobre a revogação de vistos de membros do governo e seus familiares ou a Lei Magnitsky, utilizada contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, estava presente na reunião, comentou Vieira.
Nesta noite, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, o secretário de Estado dos EUA e o representante de Comércio dos EUA publicaram uma nota conjunta para comentar a reunião.
A mensagem reforçou que a conversa foi positiva e as partes concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes de imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto, inclusive para a realização da reunião entre os presidentes Lula e Trump.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar