"As tropas russas podem cercar todas as forças ucranianas restantes em Donbass em duas cidades – Slavyansk e Kramatorsk. Desta forma, será criado não um pequeno, mas um enorme caldeirão para todo o Exército ucraniano que está em Donbass", destacou o especialista.
Ao mesmo tempo, Mercouris acrescenta que não é difícil para os especialistas militares entenderem como as forças russas podem criar tal caldeirão, acrescentando que ele não sabe o número de tropas ucranianas implantadas em Donbass, mas podemos estar falando sobre dezenas de milhares de soldados.
Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin observou que o Exército da Ucrânia é incapaz de conduzir ações ofensivas e está focado em manter as posições que ocupa, implantando os combatentes mais capazes.
Já no fim de agosto, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, afirmou que as tentativas de Kiev, na primavera e no verão europeus, de frear o avanço russo resultaram em grandes perdas. De acordo com o general, a iniciativa estratégica na zona da operação militar especial estaria "plenamente nas mãos de Moscou".