Panorama internacional

'Bolívia está gradualmente recuperando sua presença internacional', diz presidente eleito

Rodrigo Paz Pereira, candidato da centro-direita, venceu a eleição presidencial boliviana, de acordo com o Tribunal Supremo Eleitoral do país.
Sputnik
Os resultados preliminares, após mais de 97% dos votos apurados, dão Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), como vencedor do pleito.
Paz surpreendeu com a vitória no segundo turno após perder o primeiro para Jorge "Tuto" Quiroga, do Aliança Livre. Segundo a mídia boliviana, a vitória aponta vantagem de quase 10 pontos percentuais para Paz, que teve 54,53% dos votos válidos, contra 45% de Quiroga.
No primeiro turno, Quiroga somou 47% dos votos, enquanto Paz ficou em segundo com 39% das intenções.
Panorama internacional
Análise: Brasil precisa ser solução para problemas bolivianos para conter influência dos EUA
Em sua primeira declaração após tomar conhecimento dos resultados, Paz afirmou que a Bolívia "fez uma homenagem à democracia", informou o portal boliviano El Deber.
Já em declaração pública, Paz disse que com sua vitória no segundo turno das eleições nacionais, o país latino-americano recuperou seu lugar no cenário internacional.
"Nós, bolivianos, acabamos de ratificar nossa vontade de que este 19 de outubro seja democracia, e na democracia, nada fora dela, continuemos construindo um futuro, uma mudança depois de 20 anos que nos deixaram fora da geoeconomia e da geopolítica", disse ele.
O presidente eleito também afirmou que "ideologia não nos alimenta", indicando que seu governo priorizará a segurança jurídica e o respeito à propriedade privada.
A eleição do novo presidente marca o fim de duas décadas do Movimento ao Socialismo (MAS) no poder.

Paz é parabenizado por vitória nas urnas

O presidente em exercício da Bolívia, Luís Arce, parabenizou Paz pela vitória no segundo turno e desejou "muito sucesso" ao seu sucessor.
Em sua publicação nas redes sociais, Arce também agradeceu ao Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) pelo trabalho realizado e pela celeridade na divulgação dos resultados preliminares, que deram "segurança à população".
Outros líderes na América do Sul também enviaram felicitações ao presidente eleito na Bolívia. Na Argentina, o presidente Javier Milei escreveu nas redes sociais que "a Bolívia vai entrar novamente no mundo livre, com um caminho voltado para a abertura econômica".
Já o presidente do Chile, Gabriel Boric, expressou o compromisso do seu país "em fortalecer a cooperação" com os bolivianos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar