Em comunicado, o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, informou que o secretário da Guerra, Pete Hegseth enviou o grupo de ataque USS Gerald Ford, do qual faz parte o porta-aviões, em apoio à diretriz do presidente Trump em relação ao combate ao narcotráfico.
De acordo com Parnell, o envio do grupo de ataque para a área de responsabilidade do Comando Sul "reforçará a capacidade dos EUA de detectar, monitorar e interromper atividades e atividades ilícitas que comprometam a segurança e a prosperidade do território nacional dos Estados Unidos".
O anúncio ocorre apenas um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que os Estados Unidos estão se preparando para uma operação terrestre contra cartéis de drogas na Venezuela.
O cerco militar norte-americano contra a Venezuela vem estreitando nos últimos meses, sob o coro de combate ao tráfico de drogas engrossado por Trump. Uma onda de ataques contra embarcações vêm sendo realizadas no mar do Caribe.
Além disso, na quinta-feira (23), os Caçadores da Noite, grupo de elite das Forças Armadas dos Estados Unidos, foram flagrados nas proximidades da Venezuela, na região do mar do Caribe.