Panorama internacional

Invasão à Venezuela seria passo ousado demais, alerta ex-almirante dos EUA

Uma operação terrestre dos Estados Unidos contra a Venezuela seria um passo ousado demais, afirmou o almirante aposentado da Marinha dos EUA, James Stavridis, em artigo publicado pela Bloomberg.
Sputnik
Na publicação, o analista avisou da irracionalidade da ideia estadunidense.

"As forças terrestres venezuelanas são razoavelmente capazes e numerosas, tendo sido reforçadas por Chávez quando a receita das exportações de petróleo era muito maior. Os venezuelanos também se beneficiam de conselheiros militares cubanos e russos. A ideia de uma grande invasão terrestre norte-americana para subjugar o país parece ir longe demais", escreveu Stavridis.

Panorama internacional
Venezuela se prepara para lutar, caso os EUA 'ponham os pés' no país, diz ministro venezuelano
Segundo ele, caso Washington opte por uma ação militar, os primeiros alvos seriam infraestruturas "ligadas ao narcotráfico", como portos, aeroportos e centros de comando próximos à fronteira com a Colômbia. Em seguida, os EUA precisariam neutralizar as defesas aéreas venezuelanas e decidir "como lidar com o presidente Nicolás Maduro", pela entrega do qual há um prêmio de US$ 50 milhões (R$ 268,8 milhões).
O presidente Donald Trump confirmou que a Casa Branca autorizou a CIA a realizar operações secretas na Venezuela, o que Caracas classificou como "violação do direito internacional".
Em agosto, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Trump está disposto a usar "todos os instrumentos do poder americano" contra o narcotráfico, sem descartar uma ação militar. O governo venezuelano chamou o envio de navios de guerra dos EUA à região de provocação e tentativa de desestabilizar o Caribe.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar