"Foi frustrado o desembarque de helicóptero de um grupo de forças de operações especiais da GUR em uma área a cerca de 1 km a noroeste dos arredores de Krasnoarmeisk na República Popular de Donetsk [RPD]. Todas as 11 pessoas que desembarcaram do helicóptero foram eliminadas", relatou a entidade militar.
Unidades do agrupamento repeliram sete ataques do adversário nas direções norte e noroeste de Krasnoarmeisk com o objetivo de sair do cerco, relata o comunicado. Forças ucranianas perderam 405 soldados em 24 horas na área de responsabilidade das tropas do agrupamento Tsentr.
Militares do agrupamento de tropas russas Vostok (Leste) continuaram avançando em profundidade da defesa do adversário, tendo o Exército ucraniano perdido até 290 militares, três blindados de combate, quatro peças de artilharia e duas estações de guerra eletrônica.
O ministério acrescenta que a aviação tático-operacional, drones de ataque, tropas de mísseis e artilharia atingiram instalações de energia que sustentavam operações de empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia, infraestrutura de aeródromos militares e locais de armazenamento e preparação para o lançamento de veículos aéreos não tripulados de longo alcance.
Segundo detalha o ministério, forças do agrupamento russo Zapad (Oeste) repeliram um ataque do adversário na direção noroeste com vista a sair do cerco perto da cidade de Kupyansk, oito militares ucranianos foram eliminados. Além disso, as unidades do agrupamento melhoraram sua posição tática. Na área de operações do agrupamento, o adversário perdeu no último dia mais de 220 combatentes, seis blindados de combate, duas peças de artilharia, quatro estações de guerra eletrônica e cinco depósitos de munições.
Agrupamento de tropas russas Yug (Sul) tomou no último dia linhas e posições mais vantajosas, tendo o Exército de Kiev perdido até 225 efetivos, um blindado de transporte VAB de produção francesa, um blindado HMMWV e uma estação de guerra eletrônica, entre outros equipamentos bélicos.
Por sua vez, as forças russas da Frota do Mar Negro destruíram uma lancha não tripulada na parte noroeste do mar Negro. Os meios russos de defesa antiaérea derrubaram quatro bombas aéreas guiadas e 205 drones ucranianos de asa fixa.
Agrupamento russo Sever (Norte) atingiu formações de várias brigadas ucranianas, tendo o adversário perdido mais de 170 efetivos, dois blindados de combate, uma peça de artilharia de campanha, duas estações de guerra eletrônica e de luta contrabateria e seis depósitos de munições.
Por fim, o agrupamento Dniepre eliminou no último dia mais de 60 soldados ucranianos e quatro estações de guerra eletrônica.