Segundo as informações divulgadas pelo ministério, as forças russas concluíram a libertação do povoado de Uspenovka, na região de Zaporozhie.
Além disso, na área de Kupyansk, o Exército russo continua neutralizando o agrupamento cercado das Forças Armadas da Ucrânia.
Paralelamente, foram repelidos 11 ataques do inimigo na área do povoado de Grishino, na República Popular de Donetsk, com o objetivo de desbloquear as formações ucranianas cercadas.
Na última semana, o agrupamento de tropas russas Vostok (Leste) continuou avançando profundamente nas linhas de defesa do inimigo. As forças ucranianas perderam nesse setor até 1.695 militares e dois tanques.
No mesmo período, foram frustradas três tentativas das formações ucranianas de restabelecer o controle sobre a travessia do rio Oskol e romper o cerco.
Durante a semana, as unidades do agrupamento das tropas Sever (Norte) melhoraram sua posição tática, as perdas do inimigo foram superiores a 1.470 militares.
Os militares russos retomaram 24 prédios em Dimitrov, na República Popular de Donetsk, e continuam ações ofensivas ativas em direção ao distrito Zapadny da cidade.
Por sua vez, as unidades do agrupamento de tropas Zapad (Oeste) derrotaram formações de cinco brigadas mecanizadas, de duas brigadas de assalto, de uma brigada aeromóvel, de duas brigadas de defesa territorial e de três brigadas da guarda nacional do inimigo.
Unidades do agrupamento de tropas Yug (Sul) ocuparam linhas e posições mais vantajosas. Foram derrotados pessoal e equipamentos de cinco brigadas mecanizadas, de duas brigadas de assalto aerotransportadas, de uma brigada aeromóvel, de uma brigada de assalto, de uma brigada de montanha e assalto, de uma brigada de fuzileiros navais, de duas brigadas de defesa territorial e de uma brigada da guarda nacional das forças ucranianas.
Na última semana, as perdas do inimigo neste setor foram superiores a 1.095 militares, cinco tanques, incluindo um tanque Leopard de fabricação alemã, e 27 blindados de combate. Foram ainda destruídas 17 peças de artilharia de campanha, 104 veículos, nove estações de guerra eletrônica e contrabateria, 20 depósitos de munições, combustível e suprimentos.
O ministério relatou também que em Krasnoarmeisk, na República Popular de Donetsk, grupos de assalto do 2º exército continuam destruindo as formações ucranianas cercadas na parte leste do distrito central e na área da zona industrial oeste.
Além disso, as tropas russas prosseguem expulsando e eliminando as forças ucranianas nos povoados de Gnatovka e Rog , com 45 edifícios retomados nas últimas 24 horas.
Por fim, nesta semana, os sistemas de defesa antiaérea abateram 17 bombas aéreas guiadas ucranianas, 13 foguetes do sistema de lançamento múltiplo Himars, fabricado nos EUA, além de 1.497 drones de asa fixa.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
668 aviões;
283 helicópteros;
95.376 veículos aéreos não tripulados;
635 sistemas de mísseis antiaéreos;
25.889 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.609 lançadores múltiplos de foguetes;
31.134 peças de artilharia de campo e morteiros;
46.064 unidades de veículos militares especiais.