Panorama internacional

Nicarágua se torna primeiro país latino a receber barco-hospital 'Arca da Rota da Seda', da China

A chegada do navio-hospital 'Arca da Rota da Seda 867' ao porto de Corinto, no oeste da Nicarágua, coloca o país centro-americano no mapa da cooperação global em saúde promovida pela China através da Iniciativa Cinturão e Rota.
Sputnik
Durante a cerimônia oficial de boas-vindas no cais, localizado a 156 km a oeste de Manágua, o chefe das Forças Armadas da Nicarágua, general Julio César Avilés, destacou a importância histórica e humanitária do encontro entre as duas marinhas.
"É uma grande honra para a Nicarágua ser o primeiro país latino-americano a receber este navio-hospital da República Popular da China."
A chegada da embarcação, pertencente ao Exército de Libertação Popular (ELP), marca o início de sua primeira viagem pela América Latina e Caribe, com o objetivo de fornecer serviços médicos gratuitos e fortalecer os laços de cooperação entre Pequim e a região.
"Recebemos a tripulação como uma digna representação do povo irmão chinês. Confiamos que este intercâmbio fortalecerá as relações fraternas e de cooperação entre nossos povos e Forças Armadas", acrescentou o oficial militar de alta patente.
Panorama internacional
Rússia é vanguarda na área da energia nuclear pacífica, diz autoridade da Nicarágua

Valores compartilhados

Avilés enfatizou que tanto o Exército Nicaraguense quanto o Exército de Libertação Popular "nasceram da luta do povo para alcançar a libertação de seus povos e garantir um futuro de paz e prosperidade", destacando os valores compartilhados que sustentam a cooperação militar e humanitária.
Por sua vez, o chefe da missão do navio-hospital, Pen Gulian, ressaltou o caráter histórico da chegada.
"O navio-hospital Arca da Rota da Seda cruzou mares e oceanos para prestar serviços médicos na República da Nicarágua. Esta escala técnica constitui a primeira visita de um navio da Marinha chinesa à Nicarágua e o primeiro contato entre as duas marinhas", observou.
"Esperamos oferecer serviços médicos de alta qualidade, projetar a imagem positiva da Marinha Chinesa e fortalecer a amizade entre nossos países", acrescentou Guilan.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional da nação centro-americana, Gustavo Porras, descreveu a visita como "uma magnífica demonstração de solidariedade, amizade e paz" por parte do governo e do povo da China.
Panorama internacional
Acordo entre Rússia e Nicarágua demonstra que 'a segurança do povo é o principal objetivo'

'Fraternidade entre os povos'

"É a expressão mais clara da fraternidade entre o povo e o Partido Comunista Chinês com o povo da Nicarágua e a Frente Sandinista de Libertação Nacional", afirmou o presidente da Assembleia Nacional.
A chegada da Arca da Rota da Seda 867 ocorre em meio ao fortalecimento dos laços bilaterais entre Manágua e Pequim, após o restabelecimento das relações diplomáticas em 2021. Desde então, ambos os países assinaram acordos nas áreas de infraestrutura, educação, energia e saúde, reforçando a cooperação técnica e a assistência humanitária.
O navio-hospital, também conhecido como Arca da Paz, presta assistência médica em mais de 40 países desde 2010. Na Nicarágua, a tripulação, composta por médicos militares e especialistas, oferecerá consultas especializadas e pequenas cirurgias no Hospital Mauricio Abdalah, no departamento de Chinandega, atendendo aproximadamente 500 pessoas por dia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar