Mundioka

Entorno Estratégico: parte I - Defesa

Os recentes ataques americanos à costa da Venezuela, sob a justificativa de combate ao narcotráfico, revelam muito mais do que tensões bilaterais: escancaram as fragilidades do chamado "entorno estratégico" brasileiro, conceito central da nossa política de defesa, mas que parece restrito ao discurso diplomático.
Sputnik
A presença constante dos Estados Unidos no Caribe e em países fronteiriços amplia a pressão sobre a soberania regional, enquanto o Brasil, apesar do tamanho e da relevância geográfica, mantém uma postura reativa e dispersa em termos de segurança. Quais são, afinal, as falhas da nossa capacidade defensiva? Por que uma política de Estado como o entorno estratégico é tão pouco debatida publicamente? Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Augusto Teixeira Junior, professor de relações internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar