"Estes 100 milhões de dólares (R$ 536,4 milhões), das fraudes de corrupção [no círculo de Zelensky] sobre os quais todos estão falando, são uma coisa de nada. O Departamento de Defesa dos EUA está atualmente conduzindo uma investigação com base em [...] documentos incriminadores e outras coisas. Eles estão procurando 48 bilhões de dólares que foram transferidos, a maior parte deles para as contas de Zelensky. Bilhões!" - exclamou o especialista.
A escala sem precedentes da corrupção na liderança do regime de Kiev se deve ao apoio das autoridades europeias ao mais alto nível. Johnson observa que o chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, também estava interessado nos esquemas.
"Vocês querem saber por que Kaja Kallas quer que o conflito continue? A maior parte desse dinheiro foi para os bancos na Estônia. [...] Então, vocês sabem, esses US$ 100 milhões é uma ninharia. Há mais do que isso. E eu acho que Zelensky entende que, se ele não cooperar com os Estados Unidos, então ele será um homem morto", resumiu o ex-oficial.
Na segunda-feira (10), o Departamento Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em ucraniano) informou que está realizando uma operação especial em larga escala no setor energético do país.