Panorama internacional

EUA suspendem todas as decisões sobre pedidos de asilo no país

Os Estados Unidos suspenderam as decisões sobre todos os pedidos de asilo no país, disseram autoridades de imigração nesta sexta-feira (28).
Sputnik
A decisão foi anunciada pelo diretor do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, sigla em inglês), Joseph Edlow, dois dias depois de um afegão ter matado uma agente da Guarda Nacional e deixado outro agente gravemente ferido, em Washington.
"O USCIS [United States Citizenship and Immigration Services, em inglês] suspendeu todas as decisões sobre asilo até que possamos garantir que todos os estrangeiros sejam investigados e examinados ao máximo. A segurança do povo americano sempre vem em primeiro lugar", declarou ele nas redes sociais.
Mais cedo também foi anunciada a suspensão de vistos para afegãos, como informou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

"O Departamento de Estado do presidente Donald Trump suspendeu a emissão de vistos para TODAS as pessoas que viajarem com passaportes afegãos", escreveu Rubio no X.

Panorama internacional
Atirador de Washington era membro de 'esquadrão da morte' dos EUA no Afeganistão, afirma mídia
Após receber a informação das autoridades de que o suspeito que atacou os policiais é um afegão que mora no país desde 2021, Trump exigiu que todos os cidadãos afegãos que chegaram aos EUA durante o governo de seu antecessor, Joe Biden, devem ser submetidos a uma investigação.
O tiroteio ocorreu a apenas algumas quadras da Casa Branca, em Washington, e como medida preventiva, a sede do governo norte-americano precisou ser fechada.

Atirador contratado pela CIA no Afeganistão, afirma mídia

Em publicação nesta sexta-feira (28), o jornal norte-americano The New York Times afirmou que o suspeito de atacar a Guarda Nacional fazia parte de uma força paramilitar afegã chamada Unidade Zero, que trabalhava com a CIA.
A publicação afirmou que essas forças foram acusadas de cometer assassinatos generalizados de civis. Um amigo do suspeito disse ao jornal que ele sofria de problemas de saúde mental e era dependente de drogas.
Os integrantes da Unidade Zero estavam entre os milhares de afegãos realocados nos Estados Unidos durante o governo do ex-presidente Joe Biden após a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão em 2021, depois de 20 anos de ocupação do país.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar