"Gostaria de saber sob qual norma do direito internacional um presidente de um país pode fechar seu espaço aéreo a outra nação?", questionou Petro na rede social X.
O presidente colombiano também cobrou Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), reclamando uma atitude por parte do órgão frente a declaração do seu homólogo norte-americano.
"Se tal coisa existe, peço desculpas pela minha ousadia, mas se não existe, e a OACI está falhando neste momento, digo ao mundo que um presidente estrangeiro não pode fechar o espaço aéreo nacional, ou o conceito de soberania nacional e o conceito de 'direito internacional' deixarão de existir", acrescentou.
No sábado (29), Trump escreveu em sua conta na rede Truth Social que o espaço aéreo por cima e ao redor da Venezuela deve ser fechado em sua totalidade.
A declaração ocorre em um contexto de crescente presença militar norte-americana na região sob o pretexto da luta contra o narcotráfico e as ameaças ao país caribenho.
Caracas, por sua vez, respondeu às ameaças. O presidente Nicólas Maduro ressaltou a soberania do país, enquanto a vice-presidente Delcy Rodríguez afirmou que a Venezuela acionou "todos os mecanismos multilaterais" sobre a tentativa de bloqueio aéreo dos EUA.