Sua descoberta revelou não apenas os primeiros objetos de ferro conhecidos do país, mas também esclareceu por que a área tem produzido uma concentração excepcionalmente densa de tesouros de ouro nas últimas décadas, informa The History Blog.
Não há exemplos comparáveis de lanças ornamentadas de ouro deste período em toda a Europa, mas eles seriam extraordinários mesmo sem o ouro porque os artefatos são feitos de ferro. Análises de piche de bétula usado como cola do revestimento na extremidade de uma das pontas de lança data de aproximadamente 900-830 a.C., o ferro mais antigo da Dinamarca.
Obviamente, este foi um achado completamente inesperado. O objetivo da escavação em Boeslunde era investigar por que tantos artefatos de ouro têm sido encontrados lá. Apenas nas últimas décadas, dez anéis de juramento de ouro e 2.200 espirais de ouro foram desenterrados em um campo. A equipe realmente descobriu uma explicação provável para isto: os restos de uma fonte sagrada. Isso identifica a profusão de joias de ouro encontradas acima e ao redor dela como oferendas religiosas.