Operação militar especial russa

Representante dos EUA na OTAN não acredita que a Rússia vá atacar a aliança

O representante norte-americano na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) Matthew Whitaker declarou, nesta terça-feira (2), que não acredita no desejo da Rússia de atacar a aliança do Atlântico Norte.
Sputnik
"A probabilidade de isso acontecer em breve, se é que vai acontecer, seria muito baixa", disse Whitaker no Fórum de Doha sobre Cooperação e Paz Global.
O representante americano sublinhou que os membros da OTAN, incluindo os EUA, levam a sério as suas obrigações ao abrigo do artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte.
De acordo com esse artigo, se um membro do bloco se tornar vítima de agressão, outros o considerarão um ataque a toda a aliança e poderão tomar as ações que considerem necessárias, incluindo a ação militar, como parte da ajuda ao aliado.

Retórica agressiva da OTAN

Operação militar especial russa
EUA lançam críticas contra europeus enquanto conflito na Ucrânia atinge ponto de virada, diz mídia
O chefe do Comitê Militar da Aliança, almirante Giuseppe Cavo Dragone, disse que a OTAN admite um "ataque preventivo" à Rússia. No seu ponto de vista, isso poderia ser considerado uma "ação defensiva".

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou essas declarações uma tentativa de minar os esforços de resolução na Ucrânia. A declaração de Cavo Dragone traça uma linha forte sob o mito da natureza "estritamente defensiva" da aliança e alimenta o confronto devido à histeria antirrussa.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar