O ministério apontou que o helicóptero que se aproximava foi detectado pelo soldado Daniil Solovyov, que estava defendendo as posições russas em uma importante direção tática na linha de contato.
Foi Solovyov quem relatou a seus camaradas a ameaça iminente, tendo depois disso as medidas necessárias sido tomadas.
"Os caças russos acionados, tendo detectado e classificado o alvo não identificado como um helicóptero inimigo, abriram fogo e destruíram-no, impedindo-o de chegar à sua linha de ataque", ressaltou o comunicado.
Além disso, Solovyov determinou o azimute e o alcance do alvo e transmitiu os dados para o centro de controle da aviação.
Nesse contexto, o ministério sublinhou que, graças à vigilância e ações oportunas do soldado Solovyov, os pilotos russos conseguiram abater o helicóptero das Forças Armadas da Ucrânia, impedindo a perda de pessoal e equipamentos das forças russas.
No sábado (6), o Ministério da Defesa da Rússia relatou que o Exército russo, em resposta aos ataques terroristas de Kiev contra alvos civis, efetuou um ataque massivo, inclusive com mísseis hipersônicos Kinzhal, contra empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia e instalações de energia que sustentavam seu funcionamento, e ainda contra infraestrutura portuária.