De acordo com a publicação, o veículo, também conhecido como "nave-mãe para outros drones" é capaz de lançar um enxame de drones, em particular, um conjunto de cem drones kamikaze.
"Construído com base em inovações tecnológicas integradas desenvolvidas de forma independente, apresenta grande capacidade de carga, alto teto operacional, ampla faixa de velocidade e capacidade de decolagem e aterrissagem curtas", diz o texto.
O portal China Military Bugle divulgou na rede X um vídeo com o drone Juitian realizando seu primeiro voo.
O comprimento do drone Jiutian é de 16,35 metros, a envergadura é de 25 metros, o peso máximo de decolagem é de 16 toneladas, a capacidade de carga é de 6.000 quilogramas, a duração da bateria é de 12 horas e o alcance do voo é de 7.000 quilômetros, informa o Global Times.
"Espera-se que sua ampla implementação acelere a integração de cadeias industriais e inovadoras, dê um novo impulso ao desenvolvimento qualitativo da economia de voos de baixa altitude e promova a inovação e a modernização do setor de aviação", marca-se na publicação.
Segundo a publicação, o drone tem oito pilones e pode transportar bombas guiadas pesando até 1.000 kg, mísseis das classes "ar-ar" e "ar-terra", mísseis antinavio e munição de barragem.
"É adequado para uso militar e civil, incluindo operações sistemáticas, suporte de transporte e operações de resgate de emergência", afirma o material.
Com um sistema modular de carga útil, o drone pode ser adaptado para entrega de cargos em regiões remotas, restauração de comunicações de emergência, transporte de ajuda humanitária e operações de fotografia aérea.
Outras aplicações incluem exploração mineral, combate a incêndios florestais, patrulhas marítimas e monitoramento de patrimônio cultural.
O veículo aéreo não tripulado pesado Juitian foi apresentado pela primeira vez no Airshow China 2024 em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China.
A China está priorizando o desenvolvimento de plataformas aéreas pesadas e autônomas como parte de uma campanha mais ampla de modernização nos setores militar e civil.
No entanto, a mídia estatal descreveu o primeiro voo do Juitian como um "avanço" para a China no desenvolvimento de grandes veículos aéreos não tripulados.