Panorama internacional

Kim Jong-un homenageia sapadores após seus êxitos em missão de combate na Rússia, diz mídia local (FOTOS)

A unidade de engenharia e sapadores norte-coreana retornou à Coreia do Norte após cumprir missões de combate na região de Kursk, informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.
Sputnik
A agência salientou que os sapadores foram recebidos e condecorados pelo líder da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un.

"No dia 12 de dezembro, foi realizada uma cerimônia solene de boas-vindas ao 528º Regimento de Engenharia e Sapadores na praça da Casa da Cultura '25 de abril', na capital Pyongyang. O regimento retornou à pátria após cumprir uma missão de combate do partido na zona da operação no exterior", ressaltou a publicação.

O líder da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, abraça um soldado norte-coreano que participou nas hostilidades na região de Kursk, Rússia.
Conforme acrescenta o material, Kim Jong-un fez um discurso parabenizando o regimento pelos sucessos em combate.
O comunicado especifica que o líder do Estado ordenou que o regimento recebesse a Ordem da Liberdade e Independência de primeiro grau.
Os nove combatentes mortos em missões de combate receberão o título de Heróis da Coreia do Norte, bem como a Ordem da Bandeira Estatal e a Ordem de Honra do Soldado, ambas de primeiro grau.
Operação militar especial russa
Rússia aprecia ajuda heroica da Coreia do Norte na região de Kursk, trabalhos continuam, diz Kremlin

"O camarada Kim Jong-un afirmou que a Pátria e o povo jamais esquecerão as proezas militares dos sapadores, que, não com palavras, mas com convicções firmes, vontade e abnegação no campo de batalha, demonstraram o que é ser um verdadeiro guerreiro", finalizou a publicação.

Em meados de 2024, Coreia do Norte e Rússia assinaram um Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, de caráter indefinido, em substituição ao acordo bilateral de amizade, boa vizinhança e cooperação, firmado no ano 2000.
Um soldado norte-coreano durante a libertação de um dos povoados na região de Kursk.
O tratado é especialmente relevante devido ao seu artigo 4, o qual estabelece que, caso uma das partes sofra uma agressão armada, a outra deverá prestar-lhe assistência militar ou de qualquer outro tipo imediatamente.
Essa assistência deve ser prestada em conformidade com a Carta da Organização das Nações Unidas e com as legislações da Rússia e da Coreia do Norte.
Em 2025, militares norte-coreanos auxiliaram as tropas russas a expulsar as forças ucranianas que haviam invadido Kursk.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar