Por meio da Truth Social, Trump declarou que Maduro utiliza o petróleo do país para financiar o tráfico de drogas e pessoas, além de assassinatos e sequestros. O republicano alega que a Venezuela roubou bens dos Estados Unidos, sem apresentar provas ou argumentos.
"O regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros. Pelo roubo de nossos bens e por muitos outros motivos, incluindo terrorismo, tráfico de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado como uma organização terrorista estrangeira."
Segundo Trump, os milhares de militares norte-americanos estacionados no Caribe podem receber reforços, em uma operação militar lançada oficialmente em novembro sob o nome Lança Austral.
"A Venezuela está completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul. Ela só tende a crescer, e o choque para eles será algo sem precedentes — até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que nos roubaram."
Com a designação como organização terrorista estrangeira, o republicano anunciou o "bloqueio total e completo de todos os petroleiros sancionados" que entrem ou saiam da Venezuela. Ainda não está claro se, pela nova classificação da Casa Branca, qualquer petroleiro no país integra a lista de proibição.
"Os Estados Unidos não permitirão que criminosos, terroristas ou outros países roubem, ameacem ou prejudiquem nossa nação e, da mesma forma, não permitirão que um regime hostil se apodere de nosso petróleo, terras ou quaisquer outros bens, os quais devem ser devolvidos aos Estados Unidos imediatamente. Agradecemos sua atenção a este assunto!"
Conforme publicado do The New York Times, ao menos 15 mil soldados norte-americanos estão no Caribe, munidos de suporte como o USS Gerald R. Ford — o navio mais moderno da Marinha dos Estados Unidos.
Governo venezuelano responde às ameaças dos EUA
O governo venezuelano rebateu em seguida as declarações de Trump:
"O presidente dos EUA está tentando impor um bloqueio naval absolutamente irracional à Venezuela com o objetivo de roubar as riquezas que pertencem à nossa pátria", afirmou um comunicado oficial divulgado pela vice-presidente deste país sul-americano, Delcy Rodríguez, no Telegram.