Jabuticaba Sem Caroço

Tecnologia a favor da ancestralidade

Pesquisadores na Amazônia estão desenvolvendo um conjunto de soluções tecnológicas para melhorar a eficiência e reduzir o esforço físico dos coletores de castanha-do-brasil.
Sputnik
As inovações vão do uso de tirolesas para o transporte de sacos pesados até o design de cestos ergonômicos para aliviar a tensão nas costas dos trabalhadores. O destaque é um aplicativo, em desenvolvimento pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apelidado de "Waze da floresta". O sistema funcionará como o da navegação tradicional, mas adaptado ao ambiente amazônico: o usuário vai inserir dados sobre a localização de rios e castanheiras, além de informações detalhadas sobre o terreno. Com isso, o aplicativo calcula e indica a melhor rota logística para o transporte das castanhas, do ponto de coleta ao de destino. O objetivo final é combinar essa tecnologia de roteamento otimizado com as tirolesas, para uma operação de coleta mais sustentável e menos desgastante. Para conversar mais sobre o projeto, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Katia Emidio, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental; e Patricia da Costa, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar