Panorama internacional

Ex-ministro japonês pede reação às declarações de político sobre 'necessidade de ter armas nucleares'

O ex-ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, apelou às autoridades do país que reagissem adequadamente à declaração de um representante do gabinete da primeira-ministra sobre a necessidade de possuir armas nucleares, informa a agência Kyodo.
Sputnik
Comentando a situação aos jornalistas na sede do Partido Liberal Democrático, Nakatani sublinhou que tais declarações são inaceitáveis.
"Não devemos falar sobre isso levianamente. [O Governo] deve tomar as medidas adequadas," disse ele.
Anteriormente, a agência Kyodo informou que um representante do gabinete da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, que supervisiona as questões de segurança nacional, afirmou a necessidade de possuir armas nucleares, o que poderia causar impacto tanto dentro, como fora do país.
A agência esclareceu que a comunicação com o funcionário foi informal e ocorreu sob condições de não publicação das informações. No entanto, a Kyodo sentiu que era necessário tornar públicas as palavras do oficial.
Panorama internacional
Japão emprega ideia da 'ameaça chinesa' como pretexto para se militarizar, apontam analistas

Durante a entrevista, o representante do gabinete da primeira-ministra afirmou que acredita que o Japão "deve ter armas nucleares". Ele explicou a sua posição afirmando que "em última análise, só podemos confiar em nós mesmos".

Ao mesmo tempo, de acordo com Kyodo, a fonte também observou que a implementação de tal passo não seria fácil, porque "não é algo que você possa simplesmente ir e comprar como em uma loja de conveniência".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar