De acordo com o divulgado no portal oficial da EDGE, o veículo ampliou o grupo de armas antidrones e tem como objetivo a interceptação de alvos aéreos rápidos e manobráveis em baixas e médias altitudes.
O Allag-E pertence à classe dos sistemas de defesa antiaérea terrestre, mas de fato é um veículo aéreo não tripulado. Segundo os desenvolvedores, o veículo deve literalmente caçar drones inimigos, interceptando-os no ar graças à sua maior velocidade e orientação precisa.
A construção do aparelho é feita de material compósito com fuselagem cilíndrica e asa triangular tipo delta, com superfícies aerodinâmicas verticais nas extremidades. Sua envergadura é de cerca de 70 centímetros e o comprimento do corpo é de cerca de 90 centímetros.
O veículo é movido por dois ventiladores de dutos elétricos, que são instalados simetricamente — um acima da seção da cauda, o segundo abaixo dela, o que aumenta a controlabilidade e facilita a abordagem dos alvos de manobra.
O peso máximo de decolagem do aparelho é de cerca de 8,5 quilos, o que o torna leve e móvel o suficiente para operar próximo ao solo. A velocidade máxima ultrapassa os 250 quilômetros por hora.
A destruição do alvo é proporcionada por uma ogiva com fragmentos cortantes. Dentro do corpo do veículo está colocada uma ogiva pesando cerca de 1,7 kg com uma carga de fragmentação de um tipo de corte, complementada por um sensor de proximidade.
Essa configuração permite acertar o alvo mesmo que as trajetórias não correspondam totalmente, quando um acerto direto não é necessário.
Ao completar missões de interceptação, o Allag-E é capaz de atacar alvos a uma distância de até 15 quilômetros, atingindo velocidade de até 200 quilômetros por hora e subindo a uma altitude de até 3.000 metros.