Notícias do Brasil

Mídia: Ricardo Lewandowski deve deixar ministério no início de 2026

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, deve deixar o cargo nas primeiras semanas de 2026, em uma sinalização já apresentada ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Sputnik
Conforme publicado na coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, Lula tem plena confiança em Lewandowski e gostaria que o ministro continuasse no comando da pasta, mas o ex-membro do Supremo Tribunal Federal (STF) pensa diferente.
Acredita-se que o presidente petista ainda não encontrou um sucessor à altura para o ministro, que está à frente da pasta há dois anos, após substituir Flávio Dino, que deixou o cargo para assumir assento no Supremo Tribunal Federal.
Notícias do Brasil
Tentando fugir, ex-diretor da PRF é preso no Paraguai
Segundo um membro do governo, a data de saída de Lewandowski não foi definida, pois ainda não há um nome indicado para assumir o seu lugar. Todavia, o jurista deve deixar o ministério antes de abril, quando haverá a reforma ministerial em preparação para as eleições em outubro.
À frente da pasta, Lewandowski foi responsável por elaborar o Projeto de Lei (PL) Antifacção, retomou a demarcação de terras indígenas, firmou uma dúzia de acordos internacionais de combate ao crime e participou na elaboração da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança.
Em entrevista ao Valor Econômico, o ministro destacou que defende a divisão do ministério entre Justiça e Segurança Pública. Questionado sobre qual pasta assumiria, neste caso, Lewandowski brincou e preferiu dizer que cuidaria dos netos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar