O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou no sábado (27) que o Irã está travando uma "guerra em grande escala" contra os Estados Unidos, Israel e a Europa.
"As pressões ocidentais visam impedir a ascensão do Irã, mas a união do povo é capaz de frustrar conspirações", disse Pezeshkian em declarações publicadas no site do líder supremo iraniano, segundo a agência de notícias iraniana Mehr.
"As apostas de Israel no colapso do regime durante a guerra de 12 dias fracassaram", afirmou.
Pezeshkian acrescentou que o Irã vai superar as sanções e que qualquer novo ataque enfrentará uma resposta mais dura, citando o aumento da prontidão das Forças Armadas iranianas.
Em 13 de junho de 2025, Israel realizou ataques aéreos surpresa contra instalações militares e nucleares iranianas, incluindo Natanz, seguidos por ataques retaliatórios com mísseis iranianos contra alvos militares israelenses, de acordo com relatos da mídia.
A escalada incluiu ataques dos EUA a três instalações nucleares iranianas, e o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã anunciou posteriormente um ataque retaliatório à base de Al Udeid, no Catar, antes de um cessar-fogo entre o Irã e Israel.