"A força-tarefa conjunta Lança do Sul realizou um ataque letal contra uma embarcação operada por organizações terroristas em águas internacionais", detalhou o Comando Sul em comunicado oficial.
Ainda segundo as autoridades norte-americanas, as "informações de inteligência confirmaram que a embarcação navegava por rotas conhecidas de tráfico de drogas no Pacífico e estava envolvida em operações de narcotráfico", acrescentou o comunicado, esclarecendo que nenhum militar norte-americano ficou ferido na operação.
Os ataques acontecem no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os militares de seu país já realizaram uma ofensiva direta contra uma área portuária da Venezuela, também sobre a justificativa de combate ao narcotráfico.
Desde setembro, mais de 105 pessoas morreram em ataques contra embarcações que os EUA acusam de tráfico de drogas, como parte destas operações. As ações têm gerado rejeição da comunidade internacional, bem como questionamentos sobre o devido processo legal e o direito internacional.