Operação militar especial russa

Forças ucranianas enfrentam desgaste crescente em meio ao avanço russo, avalia analista

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está entrando em sua fase final, disse em seu canal no YouTube o tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA Daniel Davis.
Sputnik
Davis destacou que, em 2025, não houve lugar onde os ucranianos pudessem resistir aos russos, e a situação agora está se agravando.

"O conflito na Ucrânia está entrando em uma fase decisiva […]. Isso significa que a linha de frente se moverá cada vez mais para o oeste", ressaltou.

Além disso, o analista salientou que é difícil forçar os ucranianos a avançarem, pois muitos desertam, muitos morrem e ficam feridos, e o número de integrantes das Forças Armadas da Ucrânia diminui diariamente.
Operação militar especial russa
'Mês do desastre': analista militar explica por que dezembro marcou ponto de viragem para a Ucrânia
Nesse contexto, o especialista sublinhou que o Exército ucraniano está cada vez mais fraco, enquanto o ritmo da ofensiva russa está crescendo.
Davis elaborou que, hoje, nada pode mudar o curso do conflito, já que o ponto de não retorno do confronto passou há dois anos.
"Olhando para trás, entendemos que o ponto de inflexão veio após a batalha de Artyomovsk [Bakhmut, na denominação ucraniana], em 2023, e certamente após a ofensiva malsucedida das Forças Armadas da Ucrânia no mesmo ano", concluiu.
Na terça-feira (30), o Ministério da Defesa da Rússia relatou que as unidades do agrupamento de tropas russas Dniepre libertaram o povoado de Lukyanovskoe na região de Zaporozhie. Por sua vez, as forças ucranianas perderam, no mesmo período, cerca de 1.330 combatentes em todos os setores da operação militar especial.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar