Operação militar especial russa

Força Aeroespacial russa abate aeronave Su-27 da Força Aérea ucraniana, diz MD russo

Força Aeroespacial russa abateu uma aeronave Su-27 da Força Aérea ucraniana, informou o Ministério da Defesa russo nesta quinta-feira (1º).
Sputnik
Durante o último dia, dois ataques das Forças Armadas da Ucrânia foram repelidos na direção de Kupyansk, perto dos povoados de Nechvolodovka e Blagodatovka.
De acordo com o divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia, as tropas russas atingiram instalações de energia usadas no interesse do complexo militar-industrial da Ucrânia.
As unidades do agrupamento Tsentr (Centro) melhoraram suas posições ao longo da linha de frente, enquanto as tropas ucranianas perderam até 470 soldados durante o último dia, informa MD russo.
"Unidades do agrupamento de forças Zapad [Oeste] atingiram pessoal e equipamento de duas brigadas mecanizadas de assalto das Forças Armadas da Ucrânia e duas brigadas da Guarda Nacional", disse o ministério russo em comunicado.
Note-se que a derrota foi infligida nas áreas das povoações de Kupyansk-Uzlovoy, Podoly e Glushkovka, na região de Carcóvia, e Drobyshevo, Krasny Liman e Ilyichevka na República Popular de Donetsk.
No total, na área de responsabilidade do grupo de forças Zapad (Oeste), as perdas inimigas totalizaram 210 militares, um tanque, um veículo blindado de combate MaxxPro fabricado nos EUA, 16 veículos e quatro peças de artilharia de campanha. Quatro depósitos de munição foram destruídos, acrescentou o Ministério da Defesa russo.
As unidades do agrupamento Sever (Norte) melhoraram sua situação tática, atingiram as formações de duas brigadas mecanizadas e uma de infantaria das Forças Armadas da Ucrânia e de uma brigada de defesa territorial nas áreas dos povoados de Kondratovka, Khrapovschina, Novaya Sech, Khoten e Ryzhevka na região de Sumy.
Operação militar especial russa
Continuar lutando contra Rússia é suicídio para Ucrânia, aponta analista
Na direção de Carcóvia, unidades de duas brigadas de infantaria motorizadas das Forças Armadas da Ucrânia foram atingidas nas áreas das povoações de Volchanskie Khutora e Liman, informou o MD em comunicado.
De acordo com a comunicação, as Forças Armadas ucranianas perderam nessa direção até 190 militares, 11 veículos, uma estação de guerra eletrônica e dois depósitos de material.
As unidades do agrupamento de forças Yug (Sul) eliminaram mais de 190 militares das Forças Armadas da Ucrânia e três veículos blindados de combate, incluindo um veículo blindado MaxxPro fabricado pelos Estados Unidos, informou o Ministério da Defesa russo.
De acordo com o publicado, nessa direção as tropas russas atingiram formações de duas brigadas mecanizadas e uma aeromóvel das Forças Armadas da Ucrânia e uma brigada de fuzileiros navais nas áreas das povoações de Zakotnoe, Bondarnoe, Kramatorsk, Konstantinovka, Reznikovka, Nikolaevka e Berestok na República Popular de Donetsk.
As unidades do agrupamento de forças Vostok (Leste) continuaram avançando nas profundezas das defesas inimigas, as Forças Armadas ucranianas perderam mais de 220 soldados em um dia nessa direção.
"As Forças Armadas ucranianas perderam mais de 220 soldados, um tanque, dois veículos blindados de transporte, um veículo blindado de combate e seis carros", disse o Exército russo em comunicado.
Na área de operações do agrupamento de forças Dniepre, durante o dia, as tropas ucranianas perderam até 55 militares e 15 veículos.
"[O agrupamento] eliminou até 55 militares ucranianos, 15 veículos, duas peças de artilharia, uma estação de radar RADA de fabricação israelense e três estações de guerra eletrônica", disse o Ministério da Defesa russo no comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial, as Forças Armadas da Rússia destruíram:
670 aviões;
283 helicópteros;
106.444 veículos aéreos não tripulados;
641 sistemas de mísseis antiaéreos;
26.826 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.634 lançadores múltiplos de foguetes;
32.303 peças de artilharia de campanha e morteiros;
50.530 unidades de veículos militares especiais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar